sexta-feira, 8 de outubro de 2010

(Redação preparatória para o ENEM escrita por mim e enviada à editora abril.)

A resultante de dom com talento

Um aluno se caracteriza pela recepção de ensinamentos de determinado(s) mestre(s). Isso é algo básico que pode-se encontrar em qualquer instituição de ensino. Mas o que difere o bom aluno? O bom aluno é composto por elementos adicionas que um aluno normal não tem. A busca do conhecimento, os questionamentos, a prática e por fim a evolução. Então, a diferenciação entre ambos está na evolução. E o fundamento desta, está no dom e no talento.

Primeiramente, entende-se por dom, qualquer propriedade inerente a determinado ser. Ou seja, algo que já nasce com ele. Com base nisso, a inteligência é um dom humano, pois está presente em todos nós. Mas, infelizmente o conceito de inteligência que a maioria das pessoas tem é errado. Pois acham que esta é privilégio de apenas determinada porção social.

Segundo, vem o talento. E o que o difere de dom, é que este não é nato a ninguém. Pode-se entender basicamente por talento, a junção de buscas para determinado aperfeiçoamento. E para a sua obtenção, é fundamental a prática adicionada à disciplina.

Um aluno comum possui o dom, mas o bom aluno possui o dom e o talento. Por isso o conhecimento não é algo para todos, pois nem todos possuem disciplina para desenvolvê-lo. Exemplos da boa resultante de dom e talento, são grandes nomes de diversas áreas, como Freud, Newton e Darwin. Imagine se estes não buscassem respostas com suas teses, experimentos e teorias. Provavelmente, os conceitos sobre psicanálise, lei da inércia e evolução estariam muito atrasados, ou talvez nem existissem.

Por fim, conclui-se que o segredo do bom aluno está ligado diretamente à prática dos estudos. Pois este é o método mais funcional de se ampliar a inteligência e por consequência, a obtenção do conhecimento.